Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sistema Muscular


O sistema muscular esta composto por todos os músculos do corpo. Grande parte dos músculos esqueléticos são voluntários. Todos os músculos esqueléticos estão compostos por um tipo específico de tecido muscular. Entretanto, outros tipos de tecido muscular formam alguns músculos e são componentes importantes dos órgãos de outros sistemas: cardiovascular, digestivo, geniturinário, tegumentário e visual. 

Tipos de tecido muscular 
Se distinguem três tipos de músculos segundo suas características em relação a:
• Se normalmente estão controlados por vontade (voluntários ou involuntários)
• Se se observam ou não estrias no exame microscópico (estriados ou não estriados)
• Se estão localizados na parede corporal ou nos membros, ou compõem os órgãos ocos das cavidades corporais, ou os vasos sanguíneos. 

Existem três tipos de músculos: 
1. Estriados esqueléticos: São músculos somáticos voluntários que compõem os músculos esqueléticos do sistema muscular que movo ou estabiliza os ossos e outras estruturas. Ex.: globo ocular. 
2. Músculo estriado esquelético: é um músculo visceral involuntário que constitue a maior parte das paredes cardíacas e das partes adjacentes dos grandes vasos, como a aorta, e bombeia o sangue. 
3. Músculo liso (não estriados): São músculos viscerais involuntários que formam parte das paredes da maioria dos vasos sanguíneos e órgãos ocos (vísceras), e movem substâncias através deles mediante contrações sequenciais coordenadas (movimentos peristálticos). 

Os músculos podem se classificar segunda a sua forma:
• Planos: tem fibras paralelas. Ex.: Sartório
• Peniformes: são semelhantes a penas. Ex.: Deltóide 
• Fusiformes: tem forma de fuso. Ex.: Bíceps braquial
• Convergentes: se originam em uma grande área e convertem para formar um só tendão. Ex.: Peitoral maior 
• Quadrados: tem quatro lados iguais. Ex.: reto do abdômen. 
• Circulares: rodeiam as aberturas ou orifícios corporais. Ex.: Orbicular do olho

Você sabe como ocorre o crescimento e a regeneração do Músculo Esquelético?

Bem, as fibras musculares estriadas não podem dividir-se, mas sim serem substituídas individualmente por novas fibras musculares derivadas de células satélite do músculo esquelético. As células satélites representam uma fonte potencial de mioblastos, precurssores das células musculares, que são capazes de fusionar-se entre si para formar novas fibras do músculo esquelético se necessário. O número de novas fibras que podem produzir-se é insuficiente para compensar a perda por degeneração ou traumatismos musculares. Ao invés de regenera-se de um modo efetivo, o novo músculo esquelético esta formado por uma mistura desorganizada de fibras musculares e tecido fibroso cicatricial.





Eu ganho mais músculo quando eu malho?


Os músculos esqueléticos podem crescer em resposta a um exercício intenso e constante, como ocorre no fisiculturismo e musculação. O crescimento se produz por hipertrofia das fibras existentes, não por adição de novas fibras musculares. A hipertrofia aumenta e alonga as miofibrilas dentro das fibras musculares, o que incrementa a quantia de trabalho que o músculo pode realizar. 

Referência Bibliográfica:

MOORE, K. L. DALLEY, A. F. AGUR, A. M. R. Anatomía con orentación clínica. 6ª Edicion. Ed. Wolters Klumer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário