Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

domingo, 26 de abril de 2015

Caso Clínico

No ombro, temos quatro músculos escapuloumerais (músculos intrínseco do ombro) - o supraespinhoso, o infraespinhoso, o redondo menor e o subescapular - que recebem o nome de manguito rotador porque foram um manguito musculotendinoso rotador ao redor da articulação do ombro. Com exceção do supraespinhoso, todos são roteadores do úmero; o supraespinhoso além de formar parte do manguito dos roteadores, inicia e ajuda o deltóide nos primeiros 15º de abdução do braço. 

Os tendões desses quatro músculos se fusionam com a membrana fibrosa da capsula da articulação do ombro e reforçam formando o manguito rotador que a protege e dá estabilidade. A contração tônica destes músculos sujeita firmemente a cabeça do úmero na pequena e pouco profunda cavidade glenoidea da escápula durante os movimentos do braço. 

Muitas das vezes esse conjunto de músculo pode danar-se devido a lesões ou processos patológicos, e se produz instabilidade da articulação do ombro. Os traumatismos podem provocar a rotura ou desgarro de um ou mais de um tendão dos rotatores. O tendão do supraespinhoso é a lesão mais frequente do manguito. Para remediar essa lesão é feito uma reparação artroscópica. Veja o vídeo explicando melhor como é feita essa reparação: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário