Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Funcionamento do Coração

        O coração é o órgão vital do nosso corpo. E a Física nos ajuda a entender isso. Nosso coração funciona baseado em princípios elétricos.

Anatomia do coração

Nosso coração é um músculo oco, localizado entre os pulmões e o osso externo (osso que temos no peito), sendo que 2/3 deste órgão se encontra do lado esquerdo do corpo, e 1/3 do lado direito.

Câmaras e válvulas

O coração é dividido em 4 câmaras, chamadas de átrio e ventrículo (ver imagem logo abaixo)
1.     Átrio direito (AD)
2.     Ventrículo direito (VD)
3.     Átrio esquerdo (AE)
4.     Ventrículo esquerdo (VE)


Cada uma das câmaras tem uma válvula em sua extremidade,isso faz com que o coração funcione adequadamente: quando a câmara se contrai, a válvula abre e o sangue entra na câmara. Quando ela para de se contrair, a válvula se fecha, de maneira que o sangue não pode sair da câmara. Essas válvulas são muito importantes pois regulam o fluxo sanguíneo dentro do coração.
Elas são em número de quatro:
1.     Válvula tricúspide: situada na extremidade do átrio direito.
2.     Válvula pulmonária: situada na extremidade do ventrículo direito.
3.     Válvula mitral: situa-se na extremidade do átrio esquerdo.
4.     Válvula aórtica: situada na extremidade do ventrículo esquerdo.

Funcionamento do coração

Quando o músculo cardíaco se contrai (ou bate), num processo conhecido como sístole, ele bombeia sangue para fora do coração. Esta contração ocorre em duas etapas: na primeira delas os átrios direito e esquerdo se contraem ao mesmo tempo, bombeando sangue para os ventrículos direito e esquerdo. Então os ventrículos se contraem juntos, forçando a saída do sangue do coração.
Em seguida, o músculo cardíaco relaxa, num processo conhecido como diástole, onde o sangue entra no coração. Ele será bombeado para fora, na sístole. Após a sístole, ocorre a diástole, e assim por diante.
Mas como o coração nos permite respirar , oxigenando nossas células? Antes de tudo, é preciso saber que os lados direito e esquerdo do coração exercem funções diferentes. O lado direito coleta o sangue pobre em oxigênio do corpo e o bombeia para o pulmão, onde ocorre a troca gasosa: sai o gás carbônico, entra o oxigênio. O lado esquerdo do coração então coleta este sangue rico em oxigênio dos pulmões e o bombeia para o resto do corpo, permitindo que todas as células do nosso corpo tenham oxigênio para funcionar adequadamente.
Mas como o coração funciona?
Bom, o lado esquerdo e direito com suas tarefas, permitem que tenhamos oxigênio para a manutenção da nossa vida. Mas o que faz o coração bater? Será que ele é um órgão automático? Sabemos que ele bate sempre, mas porquê?
No coração existe um grupo de células especiais, que apresentam a capacidade de gerar impulsos elétricos que se propagam pelo órgão, fazendo com que ele se contraia num certo ritmo (o ritmo normal é de 72 batidas por minuto). Isso significa que o coração bate mais de 100.000 vezes num único dia! Num ano, bate quase 38 milhões de vezes, e o coração de uma pessoa de 70 anos já bateu cerca de 2.5 bilhões de vezes! São estes impulsos elétricos, ocorrendo a intervalos regulares, que dão o "compasso" do coração. 
Essa atividade elétrica produz ondas que podem ser medidas. O exame que mede estas ondas ( ou, mede a atividade elétrica do coração) é o eletrocardiograma. 
Às vezes, este sistema elétrico presente no coração não funciona adequadamente. O sopro, por exemplo, é um problema muito comum, e que não apresenta necessidade de tratamento. Já quando o batimento cardíaco se torna muito irregular, é necessário tratamento a base de remédios ou, em casos mais graves, o uso de um marcapasso.

O som do coração

Quando ouvimos o coração de uma pessoa com o estetoscópio, parece que ele faz um barulho parecido com tum tum... De onde vêm estes sons?
O primeiro tum vem da aceleração e desaceleração do sangue e da sua vibração quando as válvulas tricúspide e mitral se fecham, quando o sangue enche os ventrículos esquerdo e direito. O segundo tum é causado pela aceleração e desaceleração do sangue, e também pela sua vibração quando as válvulas pulmonária e aórtica se fecham.


Referências: Super Interessante e Site Click e Aprenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário