Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

quinta-feira, 2 de abril de 2015

E agora? Lesionei o LCA !!!!

            Hmmm... com certeza já ouviu falar de lesões de ligamentos em esportes. E por experiência, já  presenciei. Em 2009, meu namorado rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA),  e nesse caso, houve a necessidade de intervenção cirúrgica, pois o potencial de cicatrização por si só do LCA é quase nulo. Mas, já se perguntou como ocorre esse tipo de lesão?  Pois o ANATOMAIS vai te explicar!

          Para permitir os movimentos de flexão e extensão do joelho, entram em ação músculos, meniscos, cápsula articular e ligamentos que unem o osso da coxa (fêmur) ao da perna (tíbia). Formados por tecido conjuntivo, os ligamentos agem em conjunto com os meniscos para permitir a mobilidade e a estabilidade do joelho, evitando movimentos anormais.
  
                                                 Opa! Só recapitulando:
  
  • Cápsula articular = A estrutura que reveste as articulações sinoviais
  • Meniscos =  São cartilagens com o formato aproximado da letra “c” que se situam no meio do joelho ( por exemplo ), atuando como amortecedores de impacto. Cada joelho tem dois meniscos, um do lado medial (interno) e outro do lado lateral (externo).
  • Ligamentos =   É um feixe de tecido fibroso,formado por tecido conjuntivo denso modelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação 




       Voltando! O LCA é responsável por evitar movimentos de “gaveta” e rotação exagerada do joelho. Desta forma, a sua rotura ocorre principalmente em esportes como futebol, basquete e voleibol, que exigem muita rotação e onde muitas vezes o pé pode ficar preso no chão e o corpo rodar sobre o joelho. As principais vítimas dessas lesões são os chamados “atletas de final de semana”, que não tem uma musculatura adequada e não tem o hábito de fazer alongamentos, o que predispõe a uma estrutura muscular mais fraca e sobrecarrega o ligamento, que pode assim se romper.
      No momento da rotura, muitas vezes a pessoa escuta um estalido, seguido de dor intensa e inchaço rápido, impossibilitando muitas vezes até mesmo andar normalmente. Caso a cirurgia não seja realizada, o joelho costuma ficar frouxo e falsear (“sair do lugar”) com facilidade, impedindo a realização de esportes e causando dores e inchaço repetitivos,  levando à artrose precoce.  



               O tratamento cirúrgico consiste na substituição do ligamento lesionado por um enxerto, que é um outro tendão retirado da própria pessoa e que vai reproduzir a mesma função do ligamento original. Atualmente, são empregados com maior freqüência o enxerto de tendão patelar ou de tendões flexores da coxa. O grande avanço da cirurgia moderna nas lesões do ligamento cruzado anterior é o emprego da técnica da videoartroscopia, que consiste na introdução de uma lente no interior do joelho, por cortes mínimos, de aproximadamente 4 milímetros . A vantagem é uma cirurgia menos invasiva, resultando em maior conforto pós-operatório, menor dor e inchaço e recuperação mais rápida, com retorno mais cedo às atividades normais do cotidiano e aos esportes.



           Após a cirurgia, o paciente passa por um programa completo de reabilitação na fisioterapia, para progressivamente recuperar e retornar com segurança à suas atividades esportivas.


           Então, fica a dica para os "atletas de final de semana", rompeu o LCA, procure um ortopedista, assim ele esclarecerá todas as suas dúvidas!

Segue abaixo um vídeo explicando os procedimentos cirúrgicos necessários para quem lesiona o LCA








Nenhum comentário:

Postar um comentário