Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

domingo, 22 de março de 2015

Sistema Esquelético

   O sistema esquelético, que tem sua origem embrionária no mesoderma, possui variadas funções. Dentre elas, a principal é a de suporte, sem os ossos o ser humano seria uma grande e estranha "meleca". Além disso, possui a função de estocagem de minerais, onde o principal mineral estocado é o Cálcio, por isso 98% do cálcio do corpo está nos ossos. Também possui como função a eritropoiese, que é a produção de eritrócitos, concomitantemente também há a produção de outras células sanguíneas como leucócitos e plaquetas. Isso tudo acontece na medula óssea vermelha. Lembrando que na fase fetal, ou em anemias severas o fígado e o baço assumem esse papel. Outra função também dos ossos é a estocagem de triglicerídeos, que são utilizados constantemente pelo corpo como fonte de energia, não somente no estado de inanição, sendo essa "gordura" reposta também constantemente. Isso tudo acontece na medula amarela. Localizadas na diáfase dos ossos. Os ossos também possuem a função de proteger órgãos e tecidos delicados. Exemplos são as costelas que protegem coração e pulmões, os ossos do crânio que protegem o encéfalo e os ossos da pelve que protegem o aparelho digestório e reprodutor masculino e feminino. 

   Para que tudo funcione em sua homeostase, o órgão osso possui o tecido ósseo, e deste participam algumas células especializadas que são os osteoblastos, osteócitos e as células precursoras osteogênicas. 

   Os ossos possuem regiões: 
Epífise Proximal « Metáfase Proximal « Diáfase « Metáfase Distal « Epífise Distal 
Obs.: Ao longo da vida, a região da metáfisária, que separa o osso esponjoso do osso compacto, vai desaparecendo. 

  Em média o ser humano possui 206 ossos, porém esse número varia durante as fases da vida. Além de tudo há os chamados acidentes anatômicos, onde cada ser humano é um mistério, sendo o número total de ossos impreciso. 

  O sistema esquelético ainda pode-se dividir em duas partes funcionais. A primeira é o Esqueleto Axial, que compõe os ossos da cabeça (crânio), do pescoço (ossos hioide  e vértebras cervicais) e tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro). A segunda é o Esqueleto Apendicular, que compõe os ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo os ossos da cintura escapular e pélvica. 

  Os ossos possuem uma classificação segundo a sua morfológia:
Longos: forma tubular cilindrica, ossos das extremidades. Ex.: Tíbia, fíbula, Fêmur, Rádio, ulna, Úmero, falanges, metacarpos, metatarso. 
Curtos: cubóides. Ex.: carpo e tarso
Planos: ossos delgados e aplanados. possuem duas placas de ossos compactos, e entre essas placas se encontra o osso esponjoso. Ex.: Parietal, frontal, Osso pélvico.
Irregulares: várias formas, ossos da cara Ex.: maxila, palatino.
Sesamóides: Ossos desenvolvidos dentros dos tendões Ex.: patela.  

   O sistema esquelético não é formado somente por osso, mas também por cartilagens. As cartilagens são avasculares, recebem nutrição pelo sistema de difusão, por isso são facilmente infectados, não possuem nervos, nem mesmo vasos linfáticos. A cartilagem tem como função suporte dos tecidos blandos, também é uma superfície lisa importante para a sinestesia do corpo, e também é responsável pelo desenvolvimento dos ossos, principalmente os longos, sendo responsável pelo seu crescimento longitudinal. 

   Há três tipo de cartilagens. A primeira é a hialina, onde na matriz possui uma quantidade moderada de fibras de colágeno, que são muito importante nas superfícies articulares, é encontrada na região costoesternal. A segunda é elástica, onde tem uma menor quantidade de fibras colágeno, mas grande quantidade de fibras elásticas, é encontrada no pavilhão auricular. E por último, a fibrosa que apresenta grande quantidade de fibras colegas, conferindo uma grande resistência, é encontrada no disco intervertebral. 



  Diferente da cartilagem os ossos possuem uma quantidade abundante de vasos sanguíneos. Por exemplo, em uma fratura de fêmur o indivíduo pode perder até 1,5 L de sangue, e se ocorre no úmero pode perder até 750 mL. 




2 comentários:

  1. Olha que beleza de postagem. Uma síntese do sistema esquelético. Objetiva e precisa. Fiquei um pouco na dúvida sobre a capacidade hematopoiética na epífise distal, pois tenho a impressão que, se há, é muito limitada.
    A origem mesodérmica dos ossos é um fato muito importante, e tem uns detalhinhos na embriologia que me empolgam, porque tem similitude com a formação dos tecidos dos dentes... rssss.... claro levando em consideração que sou dentista, isto torna este aspecto mais empolgante pra mim... Obrigado pelas informações. E sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Professor Flávio!
      Consultei a literatura e já retifiquei a informação sobre a localização da medula amarela e vermelha.

      Excluir