Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cálculo Renal ou Pedra nos rins


O que é? são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.


Sintomas
Uma ou mais pedras no rim podem não apresentar sintomas no início. Quando elas começam a se movimentar dentro do rim ou de outros órgãos do trato urinário é que a dor começa. Confira os principais sinais do problema:

Dores intensas e que se espalham pela região abdominal
Dores que vêm e vão, variando de intensidade
Dor ao urinar

Urina com sangue, avermelhada, amarronzada ou rosada
Urina com cor anormal, geralmente escura e mal cheirosa
Náusea e vômito
Necessidade persistente de urinar, levando a pessoa ao banheiro muitas vezes ao dia
Febre e calafrios, em caso de infecção




Causas
* Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;

* Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;

* Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide;

* Alterações anatômicas;

Tratamento
1) NEFROLITÍASE (CÁLCULO NO RIM)
2) URETEROLITÍASE (CÓLICA RENAL)



8 cuidados para prevenir crises
1. Mantenha o corpo hidratado
Quando ingerimos pouco líquido, as chances de o cálcio e de outros nutrientes se acumularem nos rins e formarem cristais aumentam. E eles podem virar cálculos.
2. Atenção redobrada nos dias quentes
A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. O principal motivo é a perda de líquido pela transpiração. Beba bastante água e use roupas leves para não transpirar demais.
3. Controle a quantidade de açúcar
Ele aumenta o pH do sangue, deixando-o ácido. Como o cálcio neutraliza a acidez, o corpo retira esse mineral dos ossos para equilibrar o pH sanguíneo. O excesso de cálcio nos rins pode dar origem a cristais.
4. Modere no consumo de sal
O sódio aumenta a concentração de cálcio, fósforo e ácido úrico nos rins, elevando as chances de formação de pedras. Consuma até 6g por dia (ou 1 colher de chá). E não abuse dos enlatados e embutidos.
5. Coma menos proteínas
Carne vermelha e outros produtos de origem animal em excesso aumentam as taxas de ácido úrico, que também contribui para o surgimento de cálculos. Coma, no máximo, um bife médio por dia.
6. Fique de olho no tomate
A fruta tem oxalato, um dos componentes das pedras. Mas sua dosagem não é tão grande a ponto de ser necessário cortar do cardápio. Pegue leve no catchup e nos molhos prontos também.
7. Evite excesso de álcool
Ingerir bebida alcoólica em grande quantidade pode levar à desidratação e ao aumento das taxas de ácido úrico no organismo, favorecendo a formação de pedras.
8. Atividades físicas
Especialistas afirmam que caminhadas e outros exercícios podem diminuir a incidência de pedras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário