Seja bem-vindo ao Blog AnatoMAIS

domingo, 24 de maio de 2015

Resolva os problemas anátomo-clínicos e treine diagnósticos



1. Um rapaz de 15 anos foi resgatado de um lago após cair do gelo fino. No dia seguinte desenvolveu um resfriado forte,e três dias depois sua condição geral se deteriorou. Ele se tornou mais febril e começou a tossir catarro com sangue. A princípio ele não tinha dor no tórax, mas após pouco tempo, quando tossia sentia uma forte dor sobre o quinto espaço intercostal direito na linha medioclavicular.
a) Qual seria o possível Diagnóstico?
b) Por que ele não teve dor no tórax mais cedo nesta doença ?
c) Qual lobo do pulmão é provável estar doente?


2. Seguindo ao rompimento de um noivado, uma mulher de 33 anos tentou cometer suicídio ingerindo uma solução de soda cáustica. Sua médica da família conseguiu começar o tratamento logo no início e ela se recuperou. Cinco anos mais tarde, alegremente casada, ela foi admitida no hospital com queixando-se de dificuldade na deglutição.Afirmou que sentia que alimentos sólidos tendiam a "parar aqui" _ e apontava para a região do ângulo esterno. Onde é provável que essa obstrução esteja situada?


3. Um paciente de 36 anos de idade com uma conhecida história de enfisema ( dilatação dos alvéolos e destruição das paredes alveolares com tendência para formar espaços císticos) repentinamente experimenta uma dor aguda no tórax, está sem fôlego e, obviamente está em estado de choque. No exame, encontra-se a traqueia deslocada para a direita na incisura jugular e o batimento apical do coração pode ser sentido no quinto espaço intercostal esquerdo logo lateralmete ao esterno. Supondo que o paciente tenha tido um pneumotórax espontâneo, explique:
a) Por que a traqueia e o batimento apical estão deslocados para a direita?
b) Por que o pulmão esquerdo está em colapso?


                 Agora veja se acertou!!!! Se não, leia e atente às observações e explicações.


1. Pneumonia Lobar. A doença do pulmão não causa dor até que a pleura parietal esteja envolvida. O tecido pulmonar e a pleura visceral não são inervados com fibra de dor. A pleura parietal costal é inervada pelos nervos intercostais , que possuem terminações nervosas de dor na pleura. O rapaz tinha pneumonia do lobo médio direito, que mais tarde se espalhou para as pleuras, causando pleurite. Uma vez que a pleura parietal foi envolvida, ele experimentou dor que podia localizar. O movimento da superfícies pleurais inflamadas uma contra a outra, como na inspiração profunda ou tosse, acentuou a dor.

2. A estenose esofágica comumente se segue a danos à parede do esôfago após a ingestão de líquidos cáusticos. O líquido tende a causar o máximo de dano onde é mantido por pouco tempo pelas constrições anatômicas normais. Estas estão no início onde a faringe se une ao esôfago, e onde o esôfago passa através do diafragma para o estômago. A esofagoscopia revelou que o paciente tinha estenose nos locais inferiores, com a estenose no nível mais alto sendo a mais severa.

3. O paciente havia tido um pneumatórax  do lado esquerdo. O ar penatrava na cavidade pleural como resultado de um rompimento de um dos cistos enfisematosos do pulmão esquerdo. O ar na cavidade pleural esquerda deslocou o mediastino móvel para a direita. O pulmão esquerdo entrou em colapso imediatamente quando o ar penetrou na cavidade pleural esquerda, visto que as pressões do ar dentro da árvore bronquial eram, neste momento, iguais. A contração elástica do tecido pulmonar levou o órgão a entrar em colapso.


Espero que o AnatoMais tenha te ajudar a aumentar seu conhecimento.
Aguarde, postaremos mais!!!!

Referência: Anatomia Clínica, Richard S. Snell. 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O ANABOLIZANTE E SEU CORPO!

Hoje o blog Anatomia é Vida irá explicar de maneira prática o que o anabolizante causa no corpo.


Do que é composto? O anabolizante contém testosterona, esse é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Este hormônio não apenas controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo (desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação do espermatozoide) como também desempenha papel decisivo na sua saúde e bem-estar físico e mental como um todo.


Por que as pessoas usam anabolizantes? Aumento dos músculos, ou seja, hipertrofia muscular. Devido à dose extra de hormônios, o metabolismo celular aumenta, e as células incham de água. Nem mais fortes os músculos ficam, já que o aumento das fibras não é resultado de esforço, mas do acúmulo de líquidos.

Consequências?


- Aumento da pressão arterial, podendo favorecer um ataque cardíaco
- Piora dos níveis de colesterol, elevando o nível de LDL (colesterol ruim) e diminuindo o de HDL (colesterol bom). Isso pode ocasionar elevação do risco de doenças cardiovasculares e coronárias.
- Acne
- Calvície prematura
-  Hepatotoxicidade (danos no fígado, por efeito colateral de medicamento ou substâncias ingeridas)
- Aumento da clitóris


Caso Clínico - TVP e Embolia Pulmonar

Nosso corpo foi feito para se movimentar, mas as vezes por conta de uma cirurgia, da gravidez, de alguma enfermidade ou viagem diminuímos nossa mobilidade. E então há o risco de desenvolver uma Trombose Venosa Profunda (TVP), que é a formação de um coágulo em uma veia profunda do corpo, normalmente nas pernas. Diferente das artérias que tem auxílio do coração para que circule o sangue por elas, as veias transportam sangue com a ajuda de contrações musculares durante a deambulação e também possuem válvulas que impedem que o sangue flua no sentido contrário e se acumule nos braços e nas pernas. Quando se está imóvel por um período prolongado a velocidade da circulação venosa diminui, com isso os Fatores de Coagulação do Sangue podem provocar que o sangue lento se junte, formando um coagulo de sangue ou trombo. Os sintomas comuns da TVP é inchaço da perna ou veia, dor e sensibilidade, calor e rubor ou palidez na área. Em alguns casos de TVP o coagulo de sangue pode se desprender da veia profunda e unir-se ao fluxo sanguíneo. Viaja pelas veias profundas da perna, veias abdominais até o coração. E finalmente se aloja na artéria pulmonar ou nos seus ramos, bloqueando o fluxo sanguíneo até os pulmões. Esta afecção é chamada Embolia Pulmonar (EP) e pode causar danos permanentes em uma parte do pulmão. Se o coagulo é grande ou se há muitos coágulos, a EP pode até causar a morte. Dentre os sintomas de EP temos falta de ar, dor agudo ou repentino no peito, debilidade ou desmaio, batidas do coração rápidas ou irregulares e tosse com sangue. Para evitar a TVP e EP é necessário caminhar, usar meias de compressão e medicamento anticoagulantes. Para elucidar todo esse processo, acesse o vídeo:

Sistema Respiratório



A respiração possui uma parte mecânica, que é mais visível, que é a inspiração e a expiração. Mas a parte principal da respiração acontece a nível celular na mitocôndria e em suas cristas. Para compreendermos a parte mecânica da respiração necessitamos conhecer a anatomia desse sistema. Começaremos a nossa viagem pelo nariz que é formado por ossos e cartilagens, apresentando duas aberturas, que permite a passagem do ar. 
Para que se tenha uma maior superfície de contato entre o ar e a mucosa nasal a cavidade possui conchas nasais. A mucosa que está revestindo toda mucosa nasal umidifica, aquece e filtra o ar inspirado. Para que o peso do crânio diminua existem os seios paranasais, que são cavidades nos ossos do crânio que se abrem na cavidade nasal. 



Continuando temos a faringe que apresenta três parte: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.